PALHAÇO BILLY
PALHAÇO BILLY
Billy é um “jovem aprendiz que virou doutor. Uma formosura por dentro, mas inquieto por fora. Vai de um lado ao outro buscando o calor humano para se divertir com as bobagens da vida. Inocente, cativante, metido a dançarino e
a pessoa importante. Fala com o corpo e com os olhos o que o coração não exprime em palavras.”
(Projeto (A)Gentes do Riso, 2017)
Por trás da máscara se encontra Allan Ortega Monteiro, palhaço e produtor cultural, nascido em São Paulo e formado em Economia pela Unicamp em 2015. É... economista! Se formou, mas encantado com a experiência no teatro entre 2013 e 2015 resolveu dar mais um passo e estudar palhaçaria. O problema é que desde então não parou mais!
Em sua formação como artista fazem parte pessoas maravilhosas. Na palhaçaria, destaque para a formação e residência na Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica, em Florianópolis, com Vanderléia Will e Pepe Nuñez, por um ano e meio; além de Ricardo Puccetti (Lume Teatro/SP), Claudio Thebas (SP), Chacovachi (Argentina), João Carlos Artigos (Teatro de Anônimo/RJ), Sílvia Leblon (SP), João Lima (BA) e Ramón Merlo (Espanha). No estudo de máscaras, Ésio Magalhães e Tiche Vianna (Barracão Teatro) e Paulo Belardin (Caixa do Elefante/RS). No teatro de animação, Inês Passic (Peru) e Willian Sieverdt (Trip Teatro/SC). Na mímica, Luis Louis (SP). Na dança, Ana Clara Amaral (SP), Giovanni Scotton (SC) e Gustavo Dias (SP). Na Música, Sandro Liesch (SC) e Vinícius Lole (SC). Essas são algumas entre tantas pessoas que acabam somando na construção do artista.
O Palhaço, nascido oficialmente em 10 de setembro de 2016, foi um encontro com a possibilidade de se comunicar de uma forma mais direta, mais genuína. Uma ponte de comunicação que transparece o presente, revela o que está escondido e, com a graça de rir de si, cria empatia, alivia as tensões e liberta o humano que há em nós. Buscar esse encontro humano, essa união através da arte, é a verdadeira motivação em ser palhaço.
Em sua trajetória, carrega a experiência de apresentar em 14 estados brasileiros e 3 países, entre festivais, encontros de circo e através de seu projeto de circulação Roda Riso. Ganhou prêmios de melhor ator e melhor espetáculo pelo júri popular com seu solo “O Presente” (Festival Rosário em Cena/RS) e foi convidado como espetáculo de encerramento no 9º Gurises al Teatro, na Argentina. Pela Esquina Cômica atuou em diversos projetos, com destaque agora para o recém estreado espetáculo “O Pano e a Soprano”, premiado pelo ProAC Editais 2022.
Hoje, atua em 3 espetáculos, alcançando um público médio de 7,5 mil pessoas por ano:
O PRESENTE
Com Palhaço Billy
O Presente se trata de um solo de palhaço em que o público presencia o aniversário de Billy, mais precisamente o momento da abertura de seu presente. Brincando com elementos como mágica, malabares, dança, música e teatro de animação, essa peça sem falas traz o público para o universo do palhaço, vivendo com ele as alegrias e frustrações de um grande dia. O riso como ponte de encontro possibilita à criança experimentar diferentes emoções, que nem sempre podem ser expressas em palavras, e guardar na lembrança o afeto criado.
Duração: 45 min
Faixa etária: Livre
O PANO E A SOPRANO
Com Cia. Esquina Cômica
No palco do espetáculo O Pano e a Soprano acontece o encontro entre um faxineiro anônimo, Palhaço Billy, e uma glamourosa cantora rural, Palhaça Papoula. Ela vem pra cantar e contar sua saga para ser uma mulher amada, rindo e chorando das armadilhas pelo caminho.
Ele só precisa manter o espaço limpo para o grande evento, mas seu fanatismo
pela cantora e sua compulsão por limpeza transformam o show num caos. Lutando para que tudo dê certo, a dupla vai lidando com tudo dando errado!
Mas o que é dar certo? E o que é dar errado?
Duração: 1h20min
Faixa etária: Acima de 14 anos
LÁ VEM A BONITA!
Com Roda Riso
Lá vem a Bonita!
Ela mesma, a casa rodante que abriga a palhaça Gretta e o palhaço Billy. Hoje, em passeio exclusivo pela cidade, dando seu ar da graça! Billy e Gretta a conduzem, a transformam em palco e cuidam bem dela. Um show itinerante de roda e de riso para toda a família. Lá vem a Bonita!
Duração: 60 min
Faixa etária: Acima de 6 anos